domingo, 4 de março de 2012

Semana da leitura- 2012


Entre os dias 5 e 9 de Março comemora-se, a nível nacional, a semana da leitura. Também na nossa escola seguimos as orientações nacionais.
Porque o texto da página do PNL (plano nacional de leitura), expõe as ideias principais, passamos a transcrevê-las.

"Semana da Leitura 2012
Entre 5 e 9 de Março de 2012, propõe-se, a partir de leituras diversas, a abordagem de questões transversais que preocupam o mundo atual e que, estando relacionadas com a temática proposta para esta edição, abordem áreas que podem ir da cooperação entre etnias e culturas ou entre meios rurais e meios urbanos, até preocupações relacionadas com a educação, a saúde, o lazer, os recursos naturais ou as fontes de energia.
Atividades/ iniciativas:
À semelhança dos anos anteriores, em 2012, cada agrupamento de escolas/ escola não agrupada deverá, em função do seu projeto educativo e do contexto social em que se insere, dinamizar atividades e iniciativas de promoção de leitura. Pretende-se que envolvam diversos setores da comunidade escolar e da comunidade geral, lendo e convidando a ler, contando e encantando, participando em concursos e clubes de leitura, dramatizando textos, organizando espetáculos, feiras e exposições, conversando com autores ou ilustradores ou desenvolvendo um sem número de outras iniciativas que as escolas se mostram capazes de criar e recriar.
Estas propostas deverão ser encaradas como catalisadoras de iniciativas que traduzam saberes e competências da população escolar, numa articulação transversal do(s) currículo(s) que ajude a interiorizar os princípios da cooperação /solidariedade.
Surge, pois, como enquadrador, considerar que:
·         o desenvolvimento de atividades em torno da leitura e da promoção dos hábitos e do gosto pela leitura tem sido, por si só, uma causa social e cultural de todos, pelo que a leitura poderá ser uma força motriz que estimula a cooperação entre entidades muito diversas e que gera movimentos em torno de causas de solidariedade socialfundamentais para as várias comunidades e para a população em geral;
·         o desenvolvimento de atividade de leitura facilita a partilha e a aproximação de diversas gerações de leitores, de escritores, de contadores de histórias e, até mesmo, de ouvintes de contos e histórias que povoam o imaginário popular. As leituras intergeracionais promovem também a aproximação social e cultural de pessoas com percursos biográficos e profissionais diversos, estimulando o conhecimento das atividades profissionais do passado e do presente e a abordagem de questões que se relacionam com a urbanidade e a ruralidade;
·         o desenvolvimento de atividades de leitura pode traduzir formas de cooperação entre entidades e gerações, entre escolas e comunidades ao contribuir para o desenvolvimento de hábitos e comportamentos saudáveis, evidenciando a relação que existe entre educação, leitura e saúde;
·         o desenvolvimento de atividades de leitura podem estimular a aproximação e a cooperação com outras culturas, ao facilitarem acompreensão e a integração da diferença pelo (re)conhecimento deoutras manifestações culturais, científicas e artísticas;
·         o desenvolvimento de atividades de leitura diversificadas permitealargar os olhares e as perspetivas sobre o mundo, abrindo oportunidades de partilha de saberes e ideias em clubes e parcerias de leitura com outras instituições em que se promova o debate sobre livros, autores, contextualizando-os naquilo que são as grandes preocupações e temáticas da atualidade." 

Assim, programamos algumas atividades para esta semana. São elas as seguintes:

Segunda- 5 de março – Concurso de leitura
Terça - 6 de março  – leitura realizada pelos encarregados de educação
Quarta – 7 de março- Atividade AEC´s
Quinta – 8 de março  – atividade dinamizada pelos utentes do centro de dia
Sexta – Pintura de um mural com as personagens principais de algumas histórias infantis; elaboração coletiva de um panfleto sobre a importância da leitura.




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