Introdução
O presente regimento define o modo de funcionamento específico da EB1 de Vila Boa, Arreigada.
CAPITULO I
DADOS GERAIS
· Alunos – 31
· Professores de Turma – 2 do Quadro de Agrupamento
· 1 Assistente Operacional
ORGANIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DOS ALUNOS
· Turma A – Professora Elvira Maria Sampaio Aires Lopes,
1º ano – 3 alunos
2.ºano -12 alunos
· Turma B – Maria do Rosário Rodrigues da Rocha Oliveira
3º ano - 10 alunos
4º ano – 6 alunos
Prof. Apoio Educativo – Joaquim Magalhães
Prof. Ensino Especial – Artur Macedo
CALENDÁRIO ESCOLAR
· 1º PERÍODO – 15 de Setembro a 16 de Dezembro
· 2º PERÍODO – 3 de Janeiro a 23 de Março
· 3º PERÍODO – 10 de Abril a 15 de Junho
· 1º PERÍODO – 63
· 2º PERÍODO – 56
· 3º PERÍODO – 46
INTERRUPÇÕES
· 1ª INTERRUPÇÃO – 19 de Dezembro a 2 de Janeiro
· 2ª INTERRUPÇÃO – 20 a 22 de Fevereiro
· 3ª INTERRUPÇÃO – 26 de Março a 9 de Abril
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
· Horário normal
Manhã – 9h – 12h
Tarde – 13h30min -17h30min
HORÁRIO DAS TURMAS
VBA - 1º e 2º anos
| | | | | |
| Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta |
9:00-9:45 | | Inglês | Atv. Física | | Exp. Dramática |
9:45-10:30 | | At. Lúdico- expressiva | Atv. Física | | Actv. Física |
10:30-11:00 | | | | | |
11:00-12:00 | | | | | |
| | | | | |
13:30-14:30 | | | | | |
14:30-15:30 | | | | | |
| | | | | |
15:45-16:30 | Apoio Estudo | | | At. Lúdico- expressiva | Inglês |
| | | | | |
16:45-17:30 | At. Lúdico- expressiva | | | Apoio Estudo | Atv. Física |
VBB – 3º e 4º anos
| | | | | | |
| Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta | |
9:00-09:45 | | | Ed. Musical | Ed. Musical | | |
9:45-10:30 | | | Inglês | Apoio Estudo | | |
10:30-11:00 | | | | | | |
11:00-12:00 | | | | | | |
| | | | | | |
13:30-14:30 | | | | | | |
14:30-15:30 | | | | | | |
| | | | | | |
15:45-16:30 | Apoio Estudo | Inglês | | | Ativ. Física | |
| | | | | | |
16:45-17:30 | Ed. Musical | Ativ. Física | | | Inglês | |
A escola realizará uma reunião ordinária de pais por período:
A 1.ª terá lugar em Setembro.
A 2.ª terá lugar em Dezembro.
A 3.ª realizar-se-á em Abril.
Poderão ser realizadas outras reuniões se os professores e / ou os representantes dos Encarregados de Educação acharem conveniente e sempre que se justificar.
ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS NA FALTA DE PROFESSOR
Na falta do Professor Titular de Turma
Faltas Previstas
Em situação de falta prevista de um professor titular de turma a Direção do Agrupamento procederá à sua substituição.
Faltas Imprevistas
No caso de falta imprevista do professor titular de turma, a Direção do Agrupamento será informada logo que possível no sentido de proceder à substituição. Caso tal não seja possível, uma vez que se torna impossível distribuí-los pela outra turma, os discentes permanecerão na escola acompanhados pela assistente operacional, supervisionados pelo outro professor.
Na Falta dos Professores das Actividades de Enriquecimento Curricular
Os alunos permanecerão na sala, supervisionados pela assistente operacional.
ORGANIZAÇÃO DA LIMPEZA
Assistente Operacional
Nome: Maria Manuela Dias Martins Costa
Ø HORÁRIO
De Segunda a Sexta-feira das 7h30h às 14h.
Assistente Operacional
Nome: Ana Cristina Barros Nunes
Ø HORÁRIO
De Segunda a Sexta-feira das 13h às 19h30.
Ø FUNÇÕES
*Limpeza, vigilância dos recreios, acompanhamento dos alunos em caso de alguma falta imprevista de qualquer professor (de atividade curricular ou de enriquecimento);
O portão será aberto 15 min. antes do início das atividades letivas. O acesso diário e a qualquer momento ao recinto escolar apenas é permitido aos professores, alunos e auxiliares.
Existe uma campainha externa ao portão que permite chamar a Assistente Operacional no caso de alguma emergência. Antes de entrar no recinto escolar, deverão avisar a Assistente Operacional do motivo da sua deslocação à escola e deverão aguardar que a mesma, após consulta superior, os informe da disponibilidade em ser atendidos. Contudo, não deve ser interrompida a actividade lectiva dos professores, exceto em casos urgentíssimos e de força maior.
CAPITULO II
COORDENAÇÃO DA ESCOLA
Representante de Estabelecimento: Maria do Rosário Rodrigues da Rocha Oliveira
No caso de ausência da Representante, a outra professora assumirá a responsabilidade da coordenação da escola.
COMPETÊNCIAS DA COORDENADORA
Conforme RI (Regulamento Interno do Agrupamento)
ORGANIZAÇÃO DOS PERIODOS DE FÉRIAS
As férias serão marcadas no período determinado por lei. Todos os assuntos serão tratados nos serviços administrativos da sede do Agrupamento. A escola terá afixada, em local visível, essa informação.
CAPITULO III
SELEÇÃO DE MANUAIS ESCOLARES
A seleção dos manuais escolares é uma das competências do Conselho de docentes de Articulação Curricular, decorrendo dentro do período determinado pelo Ministério da Educação.
LISTA DE MANUAIS ADOTADOS
1º Ano
Língua Portuguesa – Pasta Mágica ( Areal Editores)
Língua Portuguesa – Pasta Mágica fichas ( Areal Editores)
Matemática – Pasta Mágica ( Areal Editores)
Estudo do Meio – Pasta Mágica ( Areal Editores)
2º Ano
Língua Portuguesa – Pasta Mágica ( Areal Editores)
Língua Portuguesa – Pasta Mágica ( Areal Editores)
Matemática – Pasta Mágica ( Areal Editores)
Estudo do Meio – Pasta Mágica ( Areal Editores)
3º Ano
Língua Portuguesa –O Pirilampo – Edições Nova Gaia
Língua Portuguesa – O Pirilampo (fichas) - Edições Nova Gaia
Matemática - A Grande Aventura —Texto Editores
Estudo do Meio – O Pirilampo - Edições Nova Gaia
4º Ano
Língua Portuguesa – O Pirilampo (fichas) - Edições Nova Gaia
Matemática – Desafios — Santillana
Estudo do Meio – O Pirilampo - Edições Nova Gaia
Estudo do meio (Fichas)- O Pirilampo - Edições Nova Gaia
DISTRIBUIÇÃO DE LEITE
Responsável pelo leite: Representante de Estabelecimento
MATRÍCULAS
As matrículas decorrerão dentro do prazo estabelecido por lei, seguindo os procedimentos regulamentados.
VISITAS E SAÍDAS
As saídas e visitas constam do Plano Anual de Escola, sendo recolhida previamente a autorização dos E.E. em cada situação de saída da escola.
ACTIVIDADES EM HORÁRIO DUPLO
O Plano Anual de Actividades de Escola foi discutido e elaborado com os Encarregados de Educação, bem como o turno em que as mesmas se deverão desenrolar. Contudo, será ainda alvo de aprovação em Conselho pedagógico. Sempre que se justifique, pela natureza da actividade, deverá ser realizado o horário duplo.
VERBAS PROVENIENTES DE DONATIVOS
Qualquer verba em numerário será enviada para a Associação de Pais, visto que a Escola não pode ter dinheiro. Qualquer donativo em material, passará a constar do inventário da escola.
CAPITULO IV
São direitos e deveres do pessoal não docente os descritos no Decreto-lei 184/2004 e Lei nº30/2002.
Além dos previstos no Regulamento Interno do Agrupamento, são ainda seus deveres:
1- Limpar, arrumar e conservar o interior e exterior da escola.
2- Vigiar os alunos durante os intervalos.
3- Acompanhar os alunos a casa se for necessário: doença, má disposição; pequenos incidentes.
4- Colaborar no acompanhamento dos alunos durante as visitas de estudo, o passeio escolar e outros momentos de convívio.
5- Participar na distribuição do leite e verificar se os alunos o bebem.
6- Colaborar, a pedido das professoras na aquisição de artigos necessários à escola.
7- Avisar / chamar Encarregados de Educação se for necessário.
DIREITOS E DEVERES DOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
Direitos e Deveres dos Pais (Conforme RI)
CAPITULO V
AVALIAÇÃO DOS ALUNOS
(Conforme RI e legislação relacionada)
CAPITULO VI
DISPOSIÇÕES FINAIS
A aplicar segundo o disposto no Regulamento Interno.
A aplicar segundo o disposto no Regulamento Interno, tendo em conta o estatuto do Aluno.
A Representante de Estabelecimento
______________________________________________
(Maria do Rosário Rodrigues da Rocha Oliveira)
Foi homologado em _________________________
A Diretora
__________________________________________