Narrativa coletiva

"I - Enquadramento
O Pequeno Grande © é um projecto promovido em parceria pela AGECOP – Associação para a Gestão da Cópia Privada e pela Fundação Calouste Gulbenkian, dirigido às escolas do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico.
Este projecto tem como principal objectivo a educação e sensibilização do público mais jovem para a criatividade e a criação artística, valores que fundamentam a protecção concedida às obras pelo Direito de Autor e pelos Direitos Conexos.
Pretende-se com este projecto mobilizar os Professores e os seus alunos dos 6 aos 12 anos de idade para a importância de explorar a imaginação e a singularidade de cada um e de as expressar através da criação de uma obra original, realizada em equipa e desenvolvida em sala de aula.
Optou-se pela designação de obra para o trabalho que os professores e alunos irão realizar no âmbito do Pequeno Grande © porque esta denominação confere peso e consciência relativamente à actividade de criação proposta. Assim, as obras produzidas para o Pequeno Grande © são tratadas como criações intelectuais exteriorizadas, merecedoras de reconhecimento e, por essa razão, da protecção conferida pelo Direito de Autor, nos termos previstos no Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos.
Com este projecto os promotores pretendem incutir desde a mais tenra idade o respeito pelo trabalho criativo como valor fundamental de cidadania." (Site do Pequeno Grande C).

Porque decidimos participar

Reconhecendo que a leitura e a escrita são domínios onde os nossos alunos manifestam imensas dificuldades, há que aproveitar situações práticas que permitam o desenvolvimento destas competências. Dar uma utilidade  às suas produções, é o maior dos incentivos. Elaborar uma história e depois transformá-la em livro, ainda mais para enviar para Lisboa, tornou-se para os nossos alunos uma missão importantíssima. Sabem que não receberão prémio nenhum, mas o prémio já o tiveram: construíram coletivamente uma obra que será analisada por peritos. 

Deixamos aqui a história, embora não esteja em formato de livro. O livro, esse já foi enviado para a Capital na sexta feira.
Aproveitamos, no entanto, para informar e relembrar que estamos a construir um outro livro em poesia. A missão não é fácil...mas não é impossível.