sábado, 26 de maio de 2012

Concerto de finalistas

No dia 21 de maio realizou-se no auditório da Casa da Cultura da Seroa o concerto de finalistas. Os alunos do 4º ano, ou das turmas mistas de 3º e 4º ano (como é o caso da nossa escola) foram preparando ao longo do ano uma peça nas aulas de Música. 
Da articulação entre professores de música e professores titulares, saiu um lindo espetáculo no qual as crianças foram o que sempre devem ser: o centro das atenções, os atores principais, alvo do início e fim do que é ou deve ser o sistema educativo. 
Vimo-los a todos por lá, um pouco ansiosos, nervosos até, mas muito felizes! Os pais e familiares partilhavam dessa felicidade...os olhares "babados" provavam-no! Não houve melhores, nem piores, não houve vencedores, nem vencidos; houve sim um lindo grupo de crianças a partilhar um trabalho profícuo e merecedor de elogios. 
Quanto à nossa escola tivemos pena que alguns pais não tivessem podido assistir por falta de transporte. Conseguimos que os pais entre si fizessem o transporte dos miúdos, e merecem um elogio os pais que temos: são solidários e não deixam nenhum aluno para trás. Este e outros exemplos valem por mil lições teóricas de solidariedade. Há ainda que destacar a plateia preenchida que existia no auditório. É a prova de que, contrariamente ao que por vezes se diz, os pais acompanham e gostam de participar nas atividades dos filhos. São estas iniciativas que aproximam escola e família, pois cada um faz parte de um todo com objetivos e finalidades comuns.
Deixamos aqui algumas fotos e, no final, um vídeo.











Palestra sobre higiene postural

No dia 16 de maio dois enfermeiros do Centro de Saúde de Paços de Ferreira deslocaram-se à nossa escola para realizarem uma pequena palestra sobre Higiene Postural.
É bastante frequente que as crianças se queixem das costas, ou de outras dores no corpo, que, normalmente, são originadas por más posturas ou por carregamentos com excesso de peso para os seus "frágeis" corpitos. 
Assim, esta palestra pareceu-nos extremamente pertinente pois mais do que remediar convém prevenir. 
Além da parte teórica, os alunos tiveram direito a praticar alguns exercícios simples que poderão fazer no dia a dia de modo a adotarem posturas corretas e a fortalecer o corpo. 
Uma atividade pedagógica bastante rica e pertinente. Certamente na altura de comprarem novas mochilas os nossos alunos já darão algumas dicas sobre a melhor, não em beleza, mas em questão de saúde. Uma dica muito importante:os alunos nunca deverão andar com um peso na mochila superior a um décimo do seu peso corporal. 

terça-feira, 15 de maio de 2012

Palestra sobre segurança rodoviária

Hoje, dia 15 de maio, dois elementos do grupo territorial da GNR de Felgueiras deslocaram-se à nossa escola  para realizar uma palestra sobre Segurança Rodoviária. Os nossos alunos "absorveram" as palavras dos agentes, que, facilmente conseguiram cativar a atenção dos discentes.
Uma forma agradável de (re)aprender algumas regras importantíssimas.









Giravolei

No passado sábado a Sara e a Isabel representaram a nossa escola no encontro concelhio de giravolei que se realizou no estádio da Mata Real. Portaram-se muito bem, e embora não tivessem ganho, prestigiaram a nossa escola pelo excelente desempenho e fair - play. Parabéns!

domingo, 6 de maio de 2012

Feliz Dia da Mãe

Hoje é um dia especial: é o dia da Mãe. Sem esse ser especial nenhum de nós estaria cá. E, por isso, desejamos um dia muito especial a todas as mães! Deixamos ainda o registo de um exemplar que será entregue pelos nossos meninos à sua mãe, embora saibamos que a melhor prenda que se pode dar é o carinho e o Amor no dia a dia. 

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Dia da Mãe

Esta semana na nossa escola tem-se vivido um ambiente carregado de sentimentalismo. É que domingo é o dia da Mãe e os nossos alunos já estão ansiosos que chegue esse dia. Claro que o dia das mães é todos os dias, mas de tão especiais têm mesmo um dia que marque e relembre que são seres fantásticos e abençoados. Esta semana foram sendo trabalhados alguns textos sobre o tema e, porque são carregados de mensagem, decidimos deixar dois aqui...

O rei Salomão e as duas mães
Certa noite, Salomão teve um sonho. Nesse sonho, Deus apareceu-lhe e perguntou: "O que queres que eu te dê?" Salomão pediu sabedoria para ser um bom rei. O pedido do jovem rei agradou a Deus. Salomão recebeu o que pediu e Deus prometeu que lhe daria também riquezas e honras. Não demorou muito para as pessoas perceberem a sabedoria de Salomão.
Um dia, duas mães vieram até ele com um bebé. Uma delas falou assim:"Uma noite, ela rolou sem querer sobre o seu filho e sufocou-o. Enquanto eu dormia, pegou o meu filho e colocou na cama dela. Depois colocou o menino morto nos meus braços." A outra mãe respondeu: "Não é verdade. Pelo contrário, o meu filho é o que está vivo e o teu é o que está morto."
O que é que o rei deveria fazer para descobrir quem era a mãe verdadeira?
Então ordenou que lhe trouxessem uma espada e sentenciou: "Cortem a criança viva pelo meio e dêem metade para cada uma destas mulheres."
A verdadeira mãe da criança viva acudiu  desesperadamente: "Por favor, senhor, não mate o meu filho! Entregue-o a esta mulher!"
"Podem cortá-lo em dois pedaços! Assim ele não será nem meu nem seu." - disse a outra mulher, visivelmente agradada.
Então o rei ordenou: "Entreguem o menino à primeira mulher porque ela é a mãe verdadeira. ."
Todo o povo de Israel tomou conhecimento do julgamento e todos sentiram um grande respeito pelo rei.





E Deus criou a mulher
O homem, todos sabem, foi feito de barro.
Depois, Deus criou a mulher, dum pedacinho que sobrou e mais um pedacinho que faltou e teve que ser tirado ao homem... dizem que foi de uma costela, mas não, foi matéria mais nobre... foi um pouco mais acima, do coração.
Depois, Deus amassou muito bem, esmerou no feitio, e lá saiu, prontinha, a mulher. As mães, essas, foram um caso à parte. Foi difícil...Deus queria um ser especial! Pensou, pensou, fechou nos olhos a recordação doce da Sua Mãe, e, finalmente, abriu-os e deitou mãos à obra. Queria que ela fosse tudo o que Ele precisasse, quando não Lhe apetecesse ser Deus, e quisesse ser apenas menino...
Então tomou uma nuvem do amanhecer, daquelas mais fofas e rosadas, e moldou-a em abraço de embalar...Pegou-lhe com jeitinho e escondeu-lhe um ninho dentro, feito só de esperanças...
Deu-lhe o poder de ser seiva, no seio, e a seda das pétalas, nas mãos...
Tocou-a com um raio de sol e deu-lhe a graça de ser agasalho...
Juntou-lhe um toque de brisa e deu-lhe a flexibilidade da compreensão...Temperou-lhe o porte de flor e acrescentou-lhe resistência...Colheu um pedacinho de algodão doce, e acrescentou-lho, para a doçura... (nesse tempo o algodão doce crescia nos campos, só para Deus, claro...)
Passou-lhe a mão sobre a cabeça e legou-lhe sabedoria e instinto...
Depois, tirou um bocadinho da carne do Seu próprio coração, e enxertou-a no coração dela: assim tinha a certeza que ninguém mais, além d'Ele, seria capaz de ter tanto Amor no peito...
E assim, num domingo de Maio, há muito, muito tempo, Deus criou a Mãe...

Os dois textos foram retirados da internet, em pesquisas realizadas, assim como um vídeo lindíssimo que encontramos e cujo link partilhamos aqui e que tem a ver com o ultimo texto...