sábado, 19 de janeiro de 2013

À descoberta da nossa terra

No dia 6 de janeiro os alunos e pais da turma A realizaram uma visita de estudo. Os alunos do 4º ano andaram a aprender a história de Portugal e facilmente se percebeu que poucos conheciam os locais históricos do concelho, bem como Guimarães, o berço da nossa nacionalidade. Assim, combinamos e lá fomos um dia à descoberta da história local e nacional. Começamos por Guimarães onde tivemos a oportunidade de conhecer o Paço dos Duques de Bragança através de uma visita guiada. Subimos então ao castelo, onde tínhamos uma atividade surpresa relacionada com a falcoaria. Dentro do castelo pudemos conhecer um pouco sobre os falcões e também as águias. Aprendemos um pouco sobre a arte da Cetraria (também designada falcoaria), que é a arte de adestrar, cuidar e de caçar com aves de presa presas selvagens no seu meio natural. Tínhamos um cetreiro simpático e muito amável que nos explicou tudo bem. Depois tivemos ainda a possibilidade de assistir a algumas demonstrações de voo. Foi muito divertido e pedagógico!
Regressamos a Paços para almoçar e à tarde recomeçamos a visita no museu da citânia de Sanfins. Em seguida, subimos à citânia e visitámo-la. É pena que não esteja mais bem cuidada…
Terminamos a visita no museu municipal do móvel.
Foi um dia cansativo, mas muito agradável e enriquecedor. Foi um domingo diferente em que pudemos conhecer um pouco mais das nossas raízes. Num mundo em constante mudança, não poderemos perspetivar o futuro se não conhecermos o nosso passado…
Um agradecimento especial aos pais que disponibilizaram o tempo para aprender em conjunto com os filhos e também se organizaram para dar as “necessárias boleias” a quem não tem meio de transporte. Um agradecimento também ao museu do móvel, nomeadamente à Drª Vera, que além de nos orientar a visita na citânia, ainda nos abriu o museu municipal ao domingo.







1 comentário:

  1. É sempre um prazer poder acrescentar algo na formação ambiental dos mais novos. Foi muito gratificante poder ver brilhar os olhos destas crianças com a proximidade dos verdadeiros "Embaixadores da Natureza".
    Fica o convite para uma próxima visita, mesmo que virtual em:
    http://www.facebook.com/pages/ArtFalco-Embaixadores-da-Natureza/198256320213838

    A ArtFalco agradece.

    Miguel Gomes

    ResponderEliminar